Anuncie aqui!

Partida de Motores

domingo, 19 de setembro de 2010
Os 3 tipos de chaves de partida que vamos conhecer aqui no Atlomic works são:
  •   Chave de Partida Direta
  •   Chave Partida com Reversão
  •   Chave Partida Estrela/Triangulo


Chave de Partida Direta

A chave de partida direta é um dispositivo que fornece condições ao motor partir com a tensão nominal de serviço. Consiste em um sistema simples e seguro, recomendado para motores de gaiola, como pode ser visto na Fig2. A partida direta dos motores é normalmente realizada através de contactores, sendo os motores supervisionados por dispositivos de proteção. Há, no entanto, algumas limitações quanto ás suas aplicações:

* Ocasiona queda de tensão da rede devido à alta corrente de partida (Ip). No caso dos grandes motores a corrente de partida é limitada por imposição das concessionárias de energia eletrica;

* Pode ocasionar interferencia em equipamentos instalados no sistema, devido à elevada queda de tensão.
Neste texto, porém mais adiante, serão mostrados os outros tipos de partida de motores, utilizados para os grandes motores com a finalidade de minimizar a corre de partida e seus efeitos.

Fig2 =
Circuito de partida direta em um motor.
  
Chave de partida com reversão do sentido de rotação

A chave de partida com reversão do sentido de rotação possibilita a reversão em plena marcha do sentido de rotação de um motor trifásico, através da inversão da sequencia de fases. Esta chave é dotada de 2 contatores.
O primeiro contator permite a ligação na sequencia ABC e o segundo permite a ligação na sequencia CBA. É necessario que os contatores tenham intertravamento, isto é, uma ligação só é plenamente realizada quando a outra ligação for totalmente desconectada.

Chave de partida estrela // triangulo

As Ligações de motores através de chaves estrela-triangulo são utilizadas em alguns casos, quando o motor admite ligações em dois niveis de tensão. Elas tem a finalidade de reduzir a corrente de partida, para motores de alta potencia, que requerem naturalmente uma alta corrente durante a partida. O motor parte com ligação estrela, sendo energizado com Vn3, até que sua velocidade se aproxime da nominal, quando um operador ou um relé temporizado pode mudar a ligação de estrela para triangulo e desse modo, o motor passa a ser alimentado com sua tensão nominal. Para a realização das conexões que permitam as ligações estrela/triangulo é necessario que os terminais da bobina sejam acessiveis.

Fig3 podem ser visualizadas as ligações das bobinas para as ligações estrela triangulo.

Esquemas de ligação das bobinas do estator;

Ligação em triangulo seis pontas:

U com Z , V com X , W com Y.
  
2) Ligação em estrela.
                                                                                                                                

















               

----;;--------------------------------------------------------------------------------------
Circuito de comando e força da partida estrela / triangulo:

Comando e força da partida estrela triangulo.

0 comentários:

Postar um comentário

By = Rian'C @LL R!ghts R3served .